Perfil dos conselheiros nacionais é apresentado na Conferência

mesa_conselhos

Mesa: Desafios e alternativas para a ampliação da participação social na gestão de políticas de desenvolvimento

A participação social na gestão de políticas de desenvolvimento foi o tema discutido pelos técnicos do Ipea Joana Alencar, Igor Fonseca, o bolsista do Instituto Clóvis Souza e o professor da Unesp Wagner Romão, durante a 3° Conferência do Desenvolvimento, nesta quarta, dia 20.

Os palestrantes apresentaram estudos que apontam a participação social como necessária em algumas políticas específicas e trouxe para o debate a reivindicação da partilha de poder nas mais diversas áreas.  Explicaram que os conselhos de políticas públicas são espaços públicos vinculados a órgãos do Poder Executivo, tendo por finalidade permitir a participação da sociedade na definição de prioridades para a agenda política, no acompanhamento e no controle das políticas públicas. Estes conselhos, constituídos em âmbito nacional, estadual e municipal, permitem a inserção de novos temas e atores sociais na agenda política.

Foi apresentado também o perfil socioeconômico e participativo dos conselheiros nacionais. As investigações baseiam-se na expectativa de que os conselheiros exercem a função de apresentar e representar demandas de segmentos da sociedade. A ideia é que cada indivíduo compartilhe com seus grupos “perspectivas sociais”, as quais acrescentam ao debate público visões diferenciadas.

Confira o perfil dos conselheiros nacionais. O relatório tem como objetivo discutir, de forma crítica, a capacidade de inclusão e pluralização dos conselhos. “Existe uma desigualdade deliberativa e que trás um processo de elitização nas audiências públicas, essas desigualdades podem ser reduzidas na consolidação da democracia e no aprendizado democrático”, alertou Joana Alencar, do Ipea.

Igor Fonseca, também pesquisador do Instituto, complementou: “Se você limita a audiência pública, existe uma menor valoração. Para que exista a possibilidade de ser mais efetiva é necessário um aprimoramento das políticas públicas. A audiência pública tem de ser de fácil acesso”.

Confira o relatório com o perfil dos conselheiros nacionais.

Apresentação de Joana Alencar, técnica de Planejamento e Pesquisa do Ipea

Apresentação de Igor Fonseca, técnica de Planejamento e Pesquisa do Ipea

Apresentação de Clóvis Souza, bolsista do Ipea

Anúncios

0 Responses to “Perfil dos conselheiros nacionais é apresentado na Conferência”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: