Abertura da Conferência do Desenvolvimento reuniu governo e sociedade de todo país

foto_code

Uma nova agenda regional, assim foi definido o momento atual pelo presidente do Ipea, Marcelo Neri, durante a abertura da 3° edição nacional da Conferência do Desenvolvimento, nesta terça-feira, dia 19, em Brasília. Neri ressaltou importantes conquistas regionais, como o crescimento de 49% da renda das famílias que moram na área rural nos últimos dez anos – enquanto nas áreas metropolitanas, esse crescimento foi de 16%. No Nordeste, a renda da população aumentou 42% (no Sudeste, cresceu 21%) e a taxa de mortalidade infantil caiu 57% na região.

“No atual momento do País, de efervescência econômica e social, a Conferência é um degrau, uma plataforma para que novas conquistas sejam buscadas sem perder de vista os avanços que houve, principalmente nas áreas mais pobres. Celebramos essas conquistas, não para nos acomodarmos, mas para galgarmos outros desafios”, afirmou Neri.

O evento, realizado no Centro de Eventos Brasil 21, em Brasília, até o dia 21/03, reúne representantes de todas as unidades da federação e dos mais variadores setores da sociedade – governo, academia, empresariado, terceiro setor, sociedade civil.

Promovido em parceria com o Ministério da Integração Nacional (MI), que realiza simultaneamente a Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional (CNDR), a Code/Ipea terá quatro painéis temáticos sobre desenvolvimento, 19 mesas e dois minicursos, além de lançamentos de livros e boletins, e Mostra de Cinema. Confira a programação da Conferência e acompanhe as notícias pelo blog.

As etapas estaduais da CNDR também ocorreram em parceria com a Code/Ipea, no final de 2012, que esteve em todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal. E foi relembrando esse esforço conjunto que o ministro da Integração, Fernando Bezerra, destacou a satisfação de concluir esse processo, com 443 delegados que representam todas as unidades da federação, de vários setores. “Foram 27 conferências estaduais, mais de dez mil pessoas habilitadas, de alto gabarito não só de instrução, mas de representatividade, que dialogam com o Brasil real, com o crescimento baseado na inclusão”, comemorou.

Segundo ele, eliminar a extrema pobreza é apenas o início de uma nova jornada. “Somos obrigados como brasileiros que nenhuma região fique para trás. Se o Brasil caminha para ser a quinta maior economia do país até o final desta década, temos que ter políticas públicas que permitam que o crescimento se espalhe nos quatro cantos do país”, disse.

O Secretário de Desenvolvimento Regional, Sérgio Castro, realizou o lançamento do Observatório do Desenvolvimento Regional, ferramenta que permite cruzar dados, indicadores de desenvolvimento regional e políticas de financiamento. “É um instrumento de análise da evolução da política de desenvolvimento regional, como também de fiscalização”, explicou.

Durante a solenidade de abertura, que reuniu cerca de mil participantes, foi entregue o prêmio Celso Furtado, nesta edição homenageando Rômulo de Almeida. A cerimônia contou também com explanações do deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) e do Embaixador José Viegas Filho, do Centro Celso Furtado.

Vídeo: Discurso do presidente do Ipea, Marcelo Neri, na cerimônia de abertura da CNDR/Code

Vídeo: Íntegra da cerimônia de abertura da CNDR/Code

Anúncios

0 Responses to “Abertura da Conferência do Desenvolvimento reuniu governo e sociedade de todo país”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: