Mesa vai discutir panorama do cinema nacional

mostra_cine_logo

No dia 21, às 10h30, a Mostra de Cinema do Desenvolvimento, que integra a 3ª Code/Ipea, realizará o debate Cinema e Desenvolvimento – panorama, perspectiva e potencialidades.

O secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, Leopoldo Nunes, a cineasta e professora da Universidade de Brasília (UnB) Erika Bauer, o produtor e diretor Marcus Ligocki Jr., o animador e presidente do Conselho de Cultura do Distrito Federal, Márcio Moraes, e o cineasta integrante do Coletivo de Cinema de Ceilândia (Ceicine) Adirley Queiroz, serão os participantes da conversa, que será coordenada pelo cineasta responsável pela Mostra, Allex Medrado, que atua como produtor e editor audiovisual do Ipea.

O objetivo do debate é traçar a atual conjuntura da produção nacional do cinema e sua importância social, cultural e econômica. A discussão irá desde o cinema de retomada ao panorama cultural do cinema contemporâneo, que vem crescendo e responsabilizando-se por um desenvolvimento descentrado e potencial, com temas, tecnologias e modos de fazer diversos.

São apenas 60 vagas para a mesa. Inscreva-se e garanta a sua!

Saiba mais sobre os debatedores:

Adirley Queirós Adirley Queirós é graduado em Cinema pela Universidade de Brasília (UnB). É um dos membros fundadores do Coletivo de Cinema em Ceilândia (Ceicine). Dirigiu os documentários “Rap – O canto da Ceilândia”, “Fora de Campo”, “Branco Sai Preto Fica”, ainda inédito, o documentário ficcional “A Cidade É Uma Só”, e o curta-metragem “Dias de Greve”. Atualmente trabalha na realização de um documentário sobre memória olímpica para a televisão. Além da realização dos filmes, atua também na área de formação e cineclubismo.

Erika Bauer cursou Cinema e Televisão na Escola de Cinema e Televisão de Munique. Professora de Audiovisual na Faculdade de Comunicação da UnB, onde cursou Mestrado na Linha de Pesquisa Imagem e Som. Realizou curtas-metragens e documentários premiados que retratam personalidades políticas e da Igreja, como Franco Montoro, D. Luciano Mendes de Almeida, Dom Helder Câmara, e Dom Pedro Casaldaliga. Inicia filme-ensaio sobre Alceu de Amoroso Lima, o Tristão de Ataíde.

Márcio Moraes é formado em comunicação pela Université Toulouse III Paul Sabatier (1994). Especializou-se em animação. Atualmente é professor das Faculdades Integradas UnICESP e do Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB). É também Presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Cultura e presidente do CEC/Brasília.

Marcus Ligocki Jr formou-se em Comunicação Social pela UnB, com especialização em Film & Television Business pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro e com MBA em Gestão Empresarial também pela FGV. Ligocki é sócio fundador da Ligocki Entretenimento. Produtor do documentário de longa-metragem “Rock Brasília – Era de Ouro”, dirigido por Vladimir Carvalho, ganhador do prêmio de Melhor Trilha Sonora do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de 2012.

Leopoldo Nunes estudou em Cuba, na Escuela Internacional de Cine y TV de San Antonio de Los Baños, em 1988, e na Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP) em 1989. Foi eleito presidente da Associação Brasileira de Documentaristas – ABD, Seção São Paulo, e em seguida Presidente Nacional da ABD, entre 1999 e 2003. Recebeu o prêmio de Melhor Documentário no 28º Festival de Brasília, 1995, pelo curta “O Profeta das Cores”. Em 2004 recebeu o Prêmio Especial do Júri e prêmio ANDI – Cinema pela Infância, no 36º Festival de Brasília; o de Melhor Filme do Júri Popular no FAM – (Florianópolis Audiovisual Mercosul), em 2004, ambos pelo curta “A Lata”.

Anúncios

0 Responses to “Mesa vai discutir panorama do cinema nacional”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Ipea no twitter

Insira seu email e receba atualizações por email.

Junte-se a 34 outros seguidores


%d blogueiros gostam disto: