Desenvolvimento das metrópoles em debate

Para a 3ª Conferência do Desenvolvimento (Code/Ipea), a Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais (Dirur), programou o painel Otimização da Governança Metropolitana como Propulsor do Desenvolvimento Regional.

A proposta é discutir de que maneiras o conceito de Desenvolvimento Regional pode ser aplicado às metrópoles brasileiras, para que elas se beneficiem de maneira significativa da resolução de conflitos e entraves institucionais no âmbito intra-metropolitano.

A metrópole concentra oferta de serviços de alta hierarquia, conjunto de inovações, criatividade e capital, capazes de emitir efeitos positivos que atinjam espaços mais amplos e, portanto, que permitem inserção regional qualificada na dinâmica nacional e global. Contudo, as maiores demandas por habitação e saneamento adequados também estão concentradas nessas cidades, devendo ser aí atendidas, sob pena de sofrerem consequencias provenientes de agentes externos à cidade, e que possam prejudicar seu território.

Assim, metrópoles com capacidade institucional, economia pujante e ambiente urbano adequado devem contar com ferramentas mais eficazes para contribuírem com a região na qual se inserem.

Os debatedores do painel serão a professora doutora Ana Lúcia Britto, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e os pesquisadores do Ipea Bernardo Alves Furtado e Cleandro Krause.

Anúncios

0 Responses to “Desenvolvimento das metrópoles em debate”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: