DF discute soluções para o desenvolvimento regional

Etapa distrital da Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional abordou propostas para a sustentabilidade da economia do distrito

Mesa do Painel de Abertura da Code DF (Fotos: Plinio Xavier)

A I Conferência Distrital de Desenvolvimento Regional teve início nesta segunda-feira, 1º de outubro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, e reuniu no Painel de Abertura, várias autoridades e representantes sociais, para a discussão sobre os caminhos de desenvolvimento e soluções das desigualdades existentes atualmente no Distrito Federal.

O secretário de Estado da Secretaria do Governo do DF, Gustavo Ponce, afirmou que o GDF espera que os debates promovidos pela etapa distrital da CNDR gerem grandes propostas e boas soluções para o desenvolvimento econômico e social do DF. “A desigualdade é gritante e precisamos todos nos comprometer com a mudança desse paradigma. Para isso é importante contar com representantes dos diversos setores, para construirmos e levarmos boas propostas para a conferência nacional”, destacou.

Antonio Rocha, presidente da Federação das Indústrias do DF, afirmou que aumentar a participação dos jovens no setor produtivo e trabalhar para que o grau de industrialização do Distrito Federal aumente, são soluções para a geração de emprego e redução das desigualdades de renda da Unidade da Federação. “Podemos ser reconhecidos também como uma capital produtiva, e para isso, qualificação profissional é fundamental, pois nosso país ainda é muito carente de indústrias e educação”, frisou Rocha.

Aristides Monteiro, chefe da Assessoria de Planejamento do Ipea

Representando a Presidência do Ipea, Aristides Monteiro, chefe da Assessoria de Planejamento do Instituto, disse que o momento é de construção da efetiva política nacional de desenvolvimento regional. “Não houve mudança nessa política coerente com as mudanças reais do país. A política regional precisa se encontrar com o Brasil. Para o Ipea, é importante que essa experiência esteja acontecendo agora, para que possamos mobilizar nossos técnicos e nossas pesquisas nesse sentido. Podemos fazer deste momento um legado expressivo”, declarou Monteiro.

O diretor superintendente da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Marcelo Dourado, destacou que o orgão definiu seu foco de atuação para fomentar o desenvolvimento regional: infraestrutura tecnológica e estrutura logística. Para ele, a solução dos grandes problemas que o DF vive estão na Região Metropolitana de Brasília, o Entorno do DF, onde cerca de 1,5 milhão de pessoas saem diariamente de suas cidades para trabalhar em Brasília.

Também participaram do Painel de Abertura Expedido Afonso Veloso, secretário adjunto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico do GDF; Raad Massouh, secretário de Estado da Secretaria da Micro e Pequena Empresa e Economia Solidária; e Adonias dos Reis Santiago, secretário de Estado da Secretaria de Fazenda do DF.

Desafio

O secretário de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, Sérgio Duarte de Castro, acredita que a questão regional brasileira não se limita ao Nordeste nem às macrorregiões tradicionalmente conhecidas como subdesenvolvidas. “Temos desigualdades intrarregionais, que são profundas e trazem grandes consequências negativas ao desenvolvimento nacional. Desde a Constituinte de 1988 temos o desafio de diminuir esse problema”, ressaltou.

“Tínhamos 20% da população brasileira em situação de miséria, mas em 15 anos reduzimos isso para 8%, e pretendemos acabar com esse cenário até 2015. Temos mostrado ao mundo que podemos crescer, sermos competitivos e incluir a população, e mostrar que justamente por isso estamos crescendo, num momento em que vários países estão aumentando suas taxas de desigualdade”, afirmou Castro.

Segundo ele, as regiões que hoje puxam o desenvolvimento no Brasil e em vários outros países são justamente as menos desenvolvidas, pelo crescimento e implementação do mercado interno. “A distribuição equânime das estruturas competitivas, de infraestrutura e capacitação é o que permitirá a manutenção do crescimento econômico pelo qual essas regiões passam ultimamente.

A Conferência

Promovida pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em parceria com o Ministério da Integração Nacional (MI) e governo do Distrito Federal (GDF), a Conferência tem como objetivo reunir pensadores, pesquisadores, autoridades públicas, técnicos, bolsistas, especialistas, estudantes, gestores, entre outros, para debater os modelos de desenvolvimento estadual e regional.

As Conferências estaduais do Desenvolvimento são realizadas pelo Ipea desde 2011 e antecedem a etapa nacional, que ocorre em Brasília. Os painéis e mesas de debate da Code subsidiarão as discussões dos grupos de trabalho da Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional e ao final do processo das conferências, serão definidos princípios e diretrizes para a elaboração da nova versão da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).

Anúncios

0 Responses to “DF discute soluções para o desenvolvimento regional”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Ipea no twitter

  • @paulocbastos Muito obrigado por compartilhá-lo com a gente! Excelente artigo! 👏👏👏 10 hours ago
  • É importante promover o debate contemporâneo sobre a elaboração e a implementação de políticas públicas para a democratização da água. 11 hours ago
  • Essas e outras questões são abordadas no livro O Direito à Água como Política Pública na América Latina: uma exploração teórica e empírica 11 hours ago
  • A seca prolongada e a atual crise hídrica nos chamam a atenção para o direito humano à água! O que significa a exis… twitter.com/i/web/status/9… 11 hours ago

Insira seu email e receba atualizações por email.

Junte-se a 34 outros seguidores


%d blogueiros gostam disto: