Estrutura produtiva, investimentos e transporte em debate

Painel “Vetores do desenvolvimento sustentável” levantou oportunidades e ameaças para São Paulo

Daniella Freddo, bolsista do Ipea, falou ao público sobre investimento direto externo (Foto: Ivan Figueiredo)

A segunda rodada de painéis da Conferência de Desenvolvimento Regional de São Paulo começou às 16 horas de terça-feira, dia 25, no Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam). A bolsista do Ipea Daniela Freddo apresentou o tema Investimento Direto Externo (IDE) na mesa que teve como título Vetores de Desenvolvimento Regional Sustentável. Ela apresentou um mapeamento do IDE para o estado de São Paulo, analisando dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

“Em relação aos anúncios de investimento direto em São Paulo referentes a 2010 e 2011, os Estados Unidos aparecem em primeiro lugar, seguidos pelo consórcio Argentina, França, Japão e Brasil, para a Linha Amarela do metrô na capital”, afirmou Freddo. Ela também mencionou alguns países que têm portfólios mais diversificados de investimento no estado, como a Espanha (intermediação financeira, gás, água, transporte e telecomunicações), os Estados Unidos (alojamento, indústria de transformação), além de França, Japão e Países Baixos.

Sérgio Duarte de Castro, secretário de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, apresentou alguns desafios que o Brasil começa a enfrentar. “Temos, a meu ver, algumas ameaças à estrutura produtiva nacional, como a reconcentração da estrutura industrial no pré-sal e na indústria automobilística, os sinais de esgotamento do ciclo de expansão da demanda, e a retenção do valor agregado nas regiões mais densamente industrializadas do Sul e Sudeste”, afirmou.

Entre as oportunidades para o desenvolvimento sustentável, ele listou “a atração e promoção de empresas de bens e serviços de consumo de massa e adensamento produtivo desses segmentos, a articulação da economia local aos projetos estruturantes, o aumento da demanda mundial por alimentos, e a exploração das energias renováveis, da biodiversidade e das soluções sustentáveis no atendimento das demandas por moradia, transporte coletivo, saúde etc.” Ricardo Amorim, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), fez uma exposição sobre o Plano Brasil Maior, ressaltando seu foco em “inovação tecnológica e adensamento produtivo”.

Por fim, o painel teve uma apresentação detalhada de Milton Xavier, da Secretaria Estadual de Logística e Transporte, sobre a logística paulista e sua importância para o desenvolvimento nacional. Além desse painel, São Paulo também discutiu o financiamento do desenvolvimento regional, as desigualdades regionais e critérios de eligibilidade, e governança, participação social e diálogo federativo. A conferência encerrou-se na quinta-feira, dia 27.

Anúncios

0 Responses to “Estrutura produtiva, investimentos e transporte em debate”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Ipea no twitter

  • @paulocbastos Muito obrigado por compartilhá-lo com a gente! Excelente artigo! 👏👏👏 10 hours ago
  • É importante promover o debate contemporâneo sobre a elaboração e a implementação de políticas públicas para a democratização da água. 11 hours ago
  • Essas e outras questões são abordadas no livro O Direito à Água como Política Pública na América Latina: uma exploração teórica e empírica 11 hours ago
  • A seca prolongada e a atual crise hídrica nos chamam a atenção para o direito humano à água! O que significa a exis… twitter.com/i/web/status/9… 11 hours ago

Insira seu email e receba atualizações por email.

Junte-se a 34 outros seguidores


%d blogueiros gostam disto: