Conferência em Pernambuco destaca vetores do desenvolvimento regional

Segundo dia da Code/CNDR de Pernambuco teve mesas de debates com especialistas do Ipea do Ministério da Integração Nacional e do governo estadual

Diretoria da Dinte/Ipea, Luciana Acioly, em painel da Code PE (Foto: André Barreto)

Representantes da sociedade civil e do poder público do estado de Pernambuco puderam assistir a quatro painéis temáticos da Conferência do Desenvolvimento na manhã desta quinta-feira, 27, em Recife. As mesas de debates, formadas por técnicos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), do Ministério da Integração Nacional (MI), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) e especialistas locais, abordaram os quatro eixos temáticos do encontro: Governança, Participação Social e Diálogo Federativo; Financiamento do Desenvolvimento Regional; Desigualdades Regionais e Critérios de Elegibilidade; e Vetores de Desenvolvimento Regional.

Ricardo Amorim, representante do MDIC, abriu o painel sobre os Vetores de Desenvolvimento Regional apresentando o Plano Brasil Maior e as políticas industriais geradas partir dele. Ele elencou como principal objetivo do plano adensar as cadeias produtivas do país, com incorporação de tecnologias inovadoras. “Não podemos produzir como a China em escala industrial, temos que agregar tecnologia fortemente, só assim teremos competitividade, adensaremos nossas cadeias e geraremos emprego e renda na indústria”, argumentou.

Investimento externo

Ao apresentar o Plano Nordeste Competitivo, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o coordenador da assessoria técnica da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), Fernando Nunes, afirmou que a infraestrutura logística do Nordeste deve ser pensada de forma integrada, sem ilhas de crescimento. “Fizemos um levantamento dos gargalos logísticos e das infraestruturas necessárias para que o Nordeste cresça como um todo, não devemos ter cada estado querendo seu Porto de Suape, seu Porto de Pecém, precisamos pensar o conjunto”, argumentou.

Abordando as influências da economia internacional no desenvolvimento regional, a diretora do Ipea, Luciana Acioly, chamou a atenção para a necessidade de uma política governamental clara de atração do Investimento Direto Externo (termo que identifica os recursos do exterior direcionados ao setor produtivo brasileiro). “O fluxo de investimentos dependem das estratégias das grandes empresas transnacionais, e influenciam diretamente a divisão intrarregional do trabalho”, explicou. “O estado, no entanto, deve criar sua estratégia de atração desses investimentos, vivemos um momento macroeconômico que favorece o Brasil e nos permite negociar os termos com as transnacionais”, completou. Para Acyoli, a instalação de plantas produtivas nas regiões brasileira deve ter exigências ambientais e de incorporação de tecnologia.

Grupos de trabalho

Após assistirem aos painéis temáticos, que tiveram como finalidade subsidiar as discussões da Conferência, os representantes da Sociedade Civil e do Poder Público iniciaram, à tarde, os grupos de trabalho que definirão as diretrizes e princípios que o estado de Pernambuco indicará para a reformulação da Política Nacional de Desenvolvimento Regional. No último dia do encontro, nesta sexta-feira, 28, serão eleitos os delegados pernambucanos para a etapa nacional da Conferência do Desenvolvimento.

Acesse as apresentações do Ipea na Conferência de Pernambuco:

Palestra Magna

Eixo I – Governança, Participação, Diálogo Federativo

Eixo III – Desigualdades Regionais e Critérios de Elegilibidade

Eixo IV – Vetores de Desenvolvimento Regional Sustentável

Anúncios

0 Responses to “Conferência em Pernambuco destaca vetores do desenvolvimento regional”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Ipea no twitter

Insira seu email e receba atualizações por email.

Junte-se a 34 outros seguidores


%d blogueiros gostam disto: