Desenvolvimento e desigualdades regionais são discutidos em Conferência no Piauí

Conferência do Desenvolvimento é uma parceria entre Ipea, Ministério da Integração e governo estadual 

Dados do desenvolvimento do Piauí foram debatidos durante a Code (Foto: Antonio Quaresma)

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) iniciou nesta terça-feira, 11, em Teresina, no Piauí, mais uma edição estadual da Conferência do Desenvolvimento (Code). O evento, realizado em parceria com o Ministério da Integração Nacional e a Secretaria de Planejamento do estado, reuniu cerca de 200 representantes da sociedade civil e do poder público para discutir o desenvolvimento da região e do país.

Realizado em simultâneo à etapa estadual da Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional (CNDR), o primeiro dia de atividades da Code teve quatro painéis de debates e grupos de discussão que começaram a definir princípios e diretrizes para a Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR). O painel de abertura foi composto pelo secretário de Planejamento do Piauí, Cezar Fortes, a Diretora de Gestão de Políticas de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, Adriana Melo Alves, e o técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea, Herton Ellery, representando a Presidência do Instituto.

Adriana fez uma balanço dos resultados da primeira versão da Política Nacional de Desenvolvimento Regional e apontou as diretrizes que devem guiar a segunda fase da política. A diretora crê que faltou melhor articulação com os estados e um instrumento próprio de financiamento (Fundo de Desenvolvimento Regional)

“O objetivo da nova PNDR é duplo: sustentar a redução das desigualdades, valorizando recursos endógenos e especificidades culturais, e criar condições mais justas e equilibradas de acesso aos bens e serviços públicos no território brasileiro”, afirmou.

Herton Ellery abordou as características fundamentais do novo modelo de desenvolvimento vivenciado pelo país na última década. De acordo com o técnico do Ipea, a grande diferença em relação aos períodos anteriores é o fato de crescimento e redução das desigualdades regionais e sociais estarem ocorrendo ao mesmo tempo. Herton credita o fenômeno à estrutura de políticas sociais criada pela constituição de 1988.

“A previdência rural é hoje a principal forma de distribuição de renda e combate à pobreza no país. Mesmo na década de 1990, quando crescemos pouco, as desigualdades não aumentaram por causa das políticas públicas que surgiram da Constituição”, argumentou.

As políticas sociais e o crescimento do emprego formal explicam a formação de uma nova classe média brasileira, especialmente em regiões pobres do Nordeste, afirmou Cezar Fortes, secretário de Planejamento do Piauí. Fortes trouxe ao painel de abertura números que mostram o crescimento mais forte da renda entre o mais pobres. “No Piauí vemos um desempenho Chinês da renda dos 10% mais pobres, que chegou a crescer 17%”, ressaltou.

Painéis temáticos

Ainda na parte da manhã, os técnicos do Ipea participaram de painéis relacionados aos quatro eixos da conferência: Financiamento do Desenvolvimento Regional; Governança, Participação Social e Diálogo Federativo; Desigualdades Regionais e critérios de elegibilidade; e Vetores do Desenvolvimento Regional Sustentável.

A programação da Code e da CNDR prossegue nesta quarta-feira, 12, quando será realizada a priorização dos princípios e diretrizes elaborados pelos Grupos de Trabalho e os conferencistas elegerão os delegados que representarão o Piauí nas etapas Macrorregional e Nacional.

Acesse as apresentações do Ipea nos painéis temáticos:

Governança, Participação Social e Diálogo Federativo

Financiamento do Desenvolvimento Regional

Desigualdades Regionais e Critérios de Elegibilidade

Vetores do Desenvolvimento Regional Sustentável

Anúncios

0 Responses to “Desenvolvimento e desigualdades regionais são discutidos em Conferência no Piauí”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Ipea no twitter

Insira seu email e receba atualizações por email.

Junte-se a 34 outros seguidores


%d blogueiros gostam disto: