Debate sobre educação e cultura encerra a 2ª Conferência do Desenvolvimento

“O desenvolvimento não é apenas a expansão da base material da economia, temos hoje um processo de transição para uma sociedade para além do trabalho material, por isso a educação precisa ser vista em outra perspectiva”. Foi com estas palavras, que enfatizam a importância do conhecimento como fundamento para o desenvolvimento, que o presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Márcio Pochmann, iniciou o debate de encerramento da 2ª Conferência do Desenvolvimento (Code/Ipea).

Público assiste ao painel de encerramento da 2ª CODE, no Palco Convergência da #arenaCODE (Foto: Sidney Murrieta)

Para o presidente do Ipea, o Brasil precisa de uma nova forma de entender a educação, num modelo de aprendizagem contínua, que não termina após o ensino superior. “O ensino superior era visto antes como um teto, e para os níveis mais altos da sociedade, hoje temos a perspectiva de viver 100 anos e o setor de serviços responde pela maior parte do PIB, a educação precisa ser para a vida inteira”.

Na mesa sobre Educação e Cultura, realizada no espaço #arenaCODE, Pochmann ressaltou ainda a multiplicidade de questões abordadas na Conferência do Desenvolvimento: “reunir diferentes temas numa perspectivas de desenvolvimento amplo é o objetivo da Code”.

2ª Code

Durante três dias (23, 24 e 25 de novembro), a Conferência do Desenvolvimento, organizada pelo Ipea em Brasília, reuniu mais mil palestrantes em cerca de 100 mesas de debates. Diversos aspectos do desenvolvimento foram abordados, seguindo os eixos que estruturam o evento (inserção internacional soberana; macroeconomia para o desenvolvimento; fortalecimento do Estado, das instituições e da Democracia; estrutura tecnoprodutiva integrada e regionalmente articulada; infraestrutura econômica, social e urbana; proteção social, garantia de direitos e geração de oportunidades; e sustentabilidade ambiental).

Autoridades, especialistas, pesquisadores, gestores públicos e legisladores de todo país estiveram presentes no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, além de cerca de 800 estudantes que vieram das cinco regiões brasileiras.

Anúncios

0 Responses to “Debate sobre educação e cultura encerra a 2ª Conferência do Desenvolvimento”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Ipea no twitter

  • @paulocbastos Muito obrigado por compartilhá-lo com a gente! Excelente artigo! 👏👏👏 10 hours ago
  • É importante promover o debate contemporâneo sobre a elaboração e a implementação de políticas públicas para a democratização da água. 11 hours ago
  • Essas e outras questões são abordadas no livro O Direito à Água como Política Pública na América Latina: uma exploração teórica e empírica 11 hours ago
  • A seca prolongada e a atual crise hídrica nos chamam a atenção para o direito humano à água! O que significa a exis… twitter.com/i/web/status/9… 11 hours ago

Insira seu email e receba atualizações por email.

Junte-se a 34 outros seguidores


%d blogueiros gostam disto: